quarta-feira, 30 de julho de 2014

Radio_count down

Muita gente me tem sentido mais cansada e mais abatida.
Claro que têm razão, por mais que eu tente disfarçar. Já são muitos meses nesta luta e o meu corpinho de “sereia” não é de ferro. A minha vida tem sido um vaivém Aveiro-Porto e uma constante luta mental contra o medo que o cancro nos cria e que nos impede, por vezes, de sermos clarividentes.

Não me consigo concentrar em nada de útil. Estou de baixa (valores fantásticos na categoria de bolseiro) mas não tenho tido tempo para nada que considere útil, sinto o tempo a esgotar-se e eu parada a vê-lo passar.

Já completei uma dúzia de tratamentos de radioterapia. Hoje, com a sessão nr. 13, iniciar-se-á o meu count down. Até aqui sempre a somar, agora vamos descontar até chegar à última sessão. Muita gente me pergunta como é a radioterapia. Pois bem:

O equipamento é algo deste género, não tenho fotos do "meu". Num dia que não seja necessário fazer as marcações, vulgo "riscalhada", em 10 minutos estou pronta a apanhar o comboio de volta para a santa cidade de Aveiro. Para já, não sinto nada além de uma breve sensação de calor na zona de incidência.

Equipamento de radioterapia_Acelerador 

O que me incomoda na radioterapia?

Incómodo 1 – TER de fazer radioterapia (piadinha)!
Incómodo 2 – Viagens diárias ao Porto. Ontem estava um calor abrasador  e no comboio tenho sempre pontaria para companhias que (tal como eu), não devem tomar um bom banho há dias.
Incómodo 3 -  A roupa. Convém andar vestido apenas com algodão e nada de muita pressão no peito, pelo que ando com uma camisola de algodão, soutien por cima e depois camisa/T-shirt com 2 tamanhos acima. Dá cá um jeitinho que nem vos digo.
Incómodo 4 – Não poder tomar banho normalmente...basicamente à gato durante a semana e banho permitido aos fins de semana, evitando tirar a riscalhada (o meu peito parece um mapa dos Descobrimentos).

O que considero positivo na radioterapia?

Positivo 1 – O facto de já estar a fazer radioterapia é bom sinal. Já cá cheguei.
Positivo 2 - A imagem mental que visualizo durante o “churrasco”. As malditas células tumorais a desfazerem-se todas, quais bolas de sabão no ar!!!
Positivo 3 – A simpatia e boa disposição naquela clínica. Desde a receção, às consultas semanais com o Dr. Tomé, às sessões diárias com a Vânia e Cláudia, enfim, reina a boa disposição e o foco no paciente.
Positivo 4 – A pele começa a sentir os efeitos, mas ainda não sinto a vermelhidão que algumas pessoas relataram para me assustar.

Amanhã começa já outra das fases pós-cirurgia.
Há quem a chame de quimioterapia, mas na prática é imunoterapia. Às 9h lá estarei eu no Hospital da Arrábida. Eu sabia de antemão que o anti-corpo Herceptin seria para continuar até perfazer 1 ano, mas inocentemente julgava que seria só depois da radio. È já amanhã. Recomeça o martírio do hemograma, aprovação e “injeta” o anti-corpo durante 2 horas. Bendito cateter que salvaguarda as veias dos braços.

Este tratamento vai ser administrado numa base de 3 em 3 semanas, por 9 meses e julgo que o vou tolerar bem. Já fiz 3 meses deste medicamento, em conjugação com a quimio, e não tem os mesmos efeitos pesados. Como eu costumo dizer, é apenas cardio-tóxico, nada mais!! O coração aguenta, se a mente colaborar.

Bjinho


PS. Se quiserem saber mais acerca do Herceptin, que é feito, pasmem-se, de células do ovário do Hamster Chinês, acedam a informação em PT ou em ENG.

Sem comentários:

Enviar um comentário